A Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) realiza nesta segunda-feira (3), o quarto Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). O método é uma das ferramentas utilizadas pela vigilância epidemiológica do município, para orientar as ações de controle da dengue, priorizando as áreas onde há maior infestação do mosquito.
Realizado trimestralmente, o levantamento se estende até o dia 11 de outubro e deve inspecionar 126.124 imóveis, entre residências e pontos comerciais, distribuídos por todas as zonas da cidade. Cerca de 235 agente de endemias estarão envolvidos na atividade.
As informações obtidas neste quarto LIRAa vão subsidiar as primeiras ações da Operação Impacto de Combate à Dengue, a ser lançada pela Prefeitura e instituições parcerias. Os dados vão compor, também, o LIRAa Nacional, do Ministério da Saúde, que é feito anualmente, nas capitais e municípios de regiões metropolitanas com mais de 100 mil habitantes, naqueles com grande fluxo de turistas e de fronteira.
Além de apontar as áreas da cidade com maior índice de infestação do mosquito da dengue, o LIRAa também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
No terceiro LIRAa, realizado em julho, o índice de infestação pelo mosquito da dengue, em Manaus, ficou em 1,3%, bem abaixo dos 4,4% identificados em janeiro e dos 2,6%, registrados em abril.
A “Operação Impacto de Combate à Dengue”, que tradicionalmente é deflagrada pela Prefeitura de Manaus e instituições parceiras no mês de dezembro, vai ser antecipada, este ano, e vai ter início no final de outubro, antes do período de chuvas. (Fonte: Alan Chaves/ G1)