Três pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) representaram o Amazonas na Semana Estendida, vinculado a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Semana teve início na sexta-feira (4) e encerrou neste domingo (6), no Parque CienTec da Universidade de São Paulo (USP).
O Inpa é um dos 11 institutos participantes do evento que teve como tema principal “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. De acordo com coordenador de extensão do Instituto, Carlos Bueno, os pesquisadores explicaram para estudantes paulistanos sobre a biodiversidade amazônica.
“Levamos um pouquinho do que é o homem na região amazônica, da importância da energia sustentável, do efeito estufa e a logística do Amazonas para o público”, afirmou o coordenador ao G1 no último dia do evento que reuniu de oito a dez mil pessoas.
Ainda de acordo com o Bueno, os pesquisadores levaram amostras de insetos amazônicos e jogos educativos para ilustrar as explanações. Segundo ele, a ocasião foi de grande importância para retirar alguns preconceitos.
“As pessoas têm mania de achar que a Amazônia é o primo pobre no Brasil. Na verdade, a região amazônica é riquíssima e tudo está interligado. As chuvas que caem em São Paulo, por exemplo, tem a ver com o que ocorre na Amazônia. Temos que mostrar ao mundo o papel que cada um pode desempenhar para ajudar a Amazônia mesmo morando em outro local”, finalizou. (Fonte: Girlene Medeiros/ G1)