As vacinas contra gripe administradas no Brasil em 2012 serão as mesmas que as de 2011, segundo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial. A norma está de acordo com as últimas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema no hemisfério Sul.
Somente três tipos de vírus poderão estar presentes nas vacinas, que começarão a ser utilizadas no país a partir de fevereiro de 2012. São elas: um vírus parecido com o influenza A H1N1 (Califórnia/7/2009); outro parecido com o influenza A H3N2 (Perth/16/2009); e vírus similar ao influenza B (Brisbane/60/2008).
Mesmo iguais, a Anvisa recomenda que pessoas que tenham sido vacinadas em 2011 repitam a dose no ano que vem, já que a validade da imunização é de apenas 12 meses.
A resolução ainda proíbe o uso de tipos diferentes das definidas pela Anvisa. Os produtos que estiverem fora dessas determinações deverão deixar de ser comercializados ou fabricados. A decisão é válida já a partir desta quinta.
Empresas que já tiveram aprovação para alterar os tipos de vírus usados em 2011 estarão dispensadas de nova avaliação pela Anvisa no ano que vem. (Fonte: G1)