A seca continua atingindo famílias no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do estado, 184.938 pessoas foram afetadas pela estiagem desde setembro de 2011. Vinte e sete municípios já decretaram situação de emergência e outras 17 cidades estão em estado de alerta. A chuva que caiu durante todo o final de semana em solo gaúcho amenizou a situação nas lavouras do estado.
A região mais atingida pela estiagem no RS é a Central, onde existe apenas 10% de água no solo. No Sul e no Norte a situação é um pouco melhor, mas igualmente preocupante. Nestas áreas, existe 20% da presença de água no solo.
A cidade mais afetada pela seca é Arroio do Tigre, com 7.546 pessoas sendo atingidas de alguma forma com a estiagem.
O tempo seco deve voltar na terça-feira (3) em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Apenas na Fronteira Oeste, entre as cidades de Quaraí e Alegrete, existe risco de chuva.
Municípios que já decretaram situação de emergência – Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco, Passo do Sobrado, Chiapetta, Santa Cruz do Sul, Frederico Westphalen, Ibirubá, Lagoão, Vila Maria, São José das Missões, Jóia, Pinhal Grande, Palmeira das Missões e Arroio do Meio.
Fim do racionamento em Novo Hamburgo – O nível do Rio dos Sinos aumentou em cerca de um metro nos últimos dias. Com isso, Novo Hamburgo suspendeu temporariamente o racionamento de água. Os reservatórios da cidade também estão cheios. (Fonte: G1)