O Brasil firmou acordos de cooperação na área da saúde com Cuba, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para a agência, a cooperação entre os dois países vai promover o acesso das populações a produtos de qualidade e diminuirá o gasto dos ministérios da saúde de ambas as nações.
Três objetivos foram destacados pela agência como frutos da assinatura dos acordos: desenvolvimento para produção de medicamentos, medidas para harmonizar as exigências para registrar produtos de saúde e pesquisas clínicas em terapia e diagnóstico de câncer.
Entre as atividades previstas no acordo está a comercialização de produtos como kits de diagnóstico, medicamentos, insumos farmacêuticos, sangue, tecidos e células.
O ministro da Saúde Alexandre Padilha e o diretor-presidente da Anvisa Dirceu Barbano integram a comitiva que vai acompanhar a presidente Dilma Rousseff em visita ao país caribenho na terça-feira (31). Os dois já haviam assinado um “memorando de entendimentos” com os cubanos em outubro de 2011 para ações na área da saúde. (Fonte: G1)