Em mais uma edição do evento Cidadão Global, idealizado pelo Banco Santander Brasil e pelo Valor Econômico, o público contará com a participação de expoentes da cultura e da política mundial. Neste ano, Viola Davis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2017, e Esther Duflo, laureada com o Prêmio Nobel de Economia em 2019, vão palestrar em sessão virtual e gratuita.
“Esther Duflo e Viola Davis representam uma humanidade mais integrada, capaz de enfrentar desafios com uma visão ampla, diversa. São vozes que inspiram as gerações futuras e que mostram aonde podemos chegar quando focamos no talento e na vontade de fazer o certo”, diz Sérgio Rial, CEO do Santander Brasil e responsável pela abertura da cerimônia.
Leia também:
O evento será realizado nesta quarta-feira (21), das 9h às 11h20, e discutirá o tema O Futuro da Globalização nas vozes de quem transforma o mundo. Para acompanhar, bastar se inscrever com o nome completo e e-mail no site oficial do Cidadão Global. As vagas são limitadas.
Segundo os organizadores, o tema deste ano foi escolhido por conta da crise imposta pela pandemia, que mostrou que o mundo globalizado como o conhecemos nunca mais será o mesmo. “A dinâmica da geração de riquezas e os mecanismos de governança mundial serão afetados”, afirmam, em nota à imprensa. “Precisamos refletir sobre como isso vai impactar a vida das nações e das pessoas. A sociedade assistiu a manifestações de solidariedade e filantropia e viu a eclosão de movimentos pró igualitarismo no auge da crise, pleiteando transformação social.”
É sobre esse contexto que devem discursar as convidadas desta edição. “Sinto como se toda a minha vida fosse um protesto”, diz a atriz, produtora e ativista Viola Davis, cuja carreira é marcada pela luta contra o racismo e a favor do feminismo e da dignidade humana. “Eu não usando peruca no Oscar de 2012 foi meu protesto. É uma parte da minha voz, assim como me apresentar a você e dizer: ‘Olá, meu nome é Viola Davis’”, define.
Como pesquisadora em microeconomia de países em desenvolvimento, a economista franco-americana Esther Duflo também compartilhará sua visão sobre o contexto atual. Além de ser a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel de Ecnomia, Duflo é cofundadora e diretora do Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL) e professora de Economia de Alívio à Pobreza e Desenvolvimento no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Seus estudos envolvem questões como comportamento familiar, educação, acesso a finanças, saúde, avaliação de políticas e seus impactos na economia. Ela tem sido uma força motriz no avanço de experimentos de campo como uma metodologia importante para descobrir relações causais na economia.
Fonte: Galileu