Praias do Rio estarão livres de esgoto em 2 anos, diz Minc

Em dois anos, frequentadores de seis praias do Rio dirão “bye bye coliformes” que poluem o mar, disse na manhã desta quinta-feira (1º) o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc.

Ele anunciou um plano para despoluição das orlas de cinco praias da zona sul (Leme, Ipanema, Leblon, São Conrado, Urca) e da Bica (na Ilha do Governador). O Programa Sena Limpa, a ser implementado pelo Estado e município, prevê o investimento de cerca de R$ 150 milhões na ampliação de redes de esgoto, novas bombas conectadas ao emissário de Ipanema, melhora na coleta de lixo e no monitoramento da balneabilidade do mar.

“Bye, bye coliformes. Poderemos mergulhar sem ter que fechar as bocas”, disse Minc.

A praia de Ipanema, que ficou 43% de 2011 imprópria para banho, será a primeira com os problemas resolvidos, segundo o secretário. No fim deste ano as intervenções no bairro estarão concluídas. Em seguida ficarão prontas as praias do Leme (junho/13), Urca (outubro/13) Bica (novembro/13), São Conrado (dezembro/13) e Leblon (dezembro/14).

Para Minc, as principais causas da alta taxa de coliformes fecais no mar são ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, que desemboca nos canais do Leblon e Jardim de Alah, além de provocar as chamadas línguas negras.

Minc afirmou que o município vai transferir para o Estado a manutenção e operação do sistema de esgoto nas favelas com UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A prefeitura ficara responsável pelas ligações domiciliares, enquanto a Secretaria Estadual de Ambiente, pela ligação com os troncos coletores.

A pasta contratou uma pesquisa para analisar as marés e correntes marítimas nas praias. O objetivo é analisar qual a influência da poluição na baía da Guanabara na balneabilidade das praias da zona sul. (Fonte: Italo Nogueira/Folha.com)