Crocodilo é designado ‘embaixador do meio ambiente’ pelo Vaticano

Um jovem exemplar de crocodilo-cubano (Crocodylus rhombifer), presenteado em janeiro ao Papa Bento XVI, voltará no próximo dia 23 para a ilha como “embaixador do meio ambiente”, por ocasião da viagem do pontífice pela América Latina.

Em cerimônia realizada no zoológico de Roma, os embaixadores de Cuba na Itália e na Santa Sé, Milagros Carina Soto Aguero e Eduardo Delgado, junto com um representante do Papa, designaram o crocodilo “embaixador de defesa do meio ambiente, da paz e da solidaridade”.

A espécie teve 80% de sua população reduzida e, atualmente, sobrevive em uma área restrita da ilha caribenha. Ela é classificada como criticamente ameaçada segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

O animal de 60 centímetros, após um período de recuperação no Bioparque, será devolvido para sua terra natal. O crocodilo entrou de forma ilegal na Itália, dentro de uma mala, escondido entre meias. O espécime retorna para casa no mesmo dia que o papa desembarca no México, primeira etapa de sua viagem de seis dias na América Latina. (Fonte: Globo Natureza)