Filhotes de babuínos gesticulam como bebês humanos, diz estudo

Ao observarem bebês humanos e de macacos babuínos, pesquisadores da Universidade de Estrasburgo, na França, perceberam que ambos gesticulam de maneiras parecidas – o que pode indicar que as espécies possuem um sistema comum de comunicação gestual.

A equipe de pesquisadores, liderada por Helene Meunier, observou que os dois “bebês” – humanos e macacos — usam mais a mão direita para gesticular do que para fazer tarefas simples.

Com isso, o grupo se apoia na hipótese de que o desenvolvimento da linguagem, que ocorre na parte esquerda do cérebro humano, funcione da mesma forma nos babuínos. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (22) em artigo científico na revista “PLoS One”.

Os estudiosos descobriram que a preferência de mão das crianças e dos babuínos depende, no entanto, da localização do objeto, já que não houve preferência significativa pela mão direita ao apontá-la com gestos, mesmo quando o estímulo estava mais próximo da mão esquerda.

Os autores concluem que seus resultados apontam para um sistema comum de comunicação gestual localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, local onde, com a evolução da espécie dos seres humanos, foi “invadido” pela vocalização para se tornar linguagem. (Fonte: G1)