Uma fábrica clandestina de balões, que funcionava na entrada do Parque da Pedra Branca, na zona oeste da capital fluminense, foi fechada na quinta-feira (19) por agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca). No local, foram apreendidas armas de diversos calibres, cerca de 20 balões – alguns com até 20 metros de altura – 50 quilos de explosivos e dezenas de animais silvestres. Uma pessoa foi presa em flagrante e responderá por crimes ambientais e porte ilegal de arma.
A operação teve apoio de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de policiais do Batalhão de Polícia Florestal da Polícia Militar. Segundo os fiscais, os balões estavam sendo produzidos para um festival de balões que marcado para a madrugada de segunda-feira (23), em homenagem ao Dia de São Jorge.
“O terreno onde a fábrica estava funcionando será desapropriado e receberá uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), com o objetivo de intensificar as fiscalizações no parque estadual, no combate aos crimes ambientais”, disse o secretário do Ambiente, Carlos Minc. (Fonte: Agência Brasil)