A Organização Mundial de Saúde (OMS) e sua representação regional latino-americana (Opas) premiarão o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares, por suas ações para regular o uso e comércio de cigarros e derivados de tabaco no país, informaram as entidades nesta quarta-feira (16) em um comunicado.
O diretor da Anvisa será premiado pela OMS e o presidente da Comissão de Saúde do Senado mexicano, Ernesto Saro, receberá o prêmio da Organização Panamericana de Saúde (Opas) em 31 de maio.
Alvares, ex-ministro da Saúde, enfrentou vários litígios com a indústria do cigarro no Brasil devido às suas regulamentações, entre as quais a proibição da fabricação e comercialização de cigarros com sabor, enquanto Saro impulsionou a Lei Geral do Controle do Tabaco mexicana, aprovada em 2008, que mudou aumentou a taxação sobre os cigarros.
A Opas também premiará a organização Corporate Accountability International, que impulsionou várias campanhas contra a indústria do cigarro. (Fonte: G1)