Kandeh Yumkella, diretor das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Indústria, disse na tarde desta quinta-feira (21) que 800 empresas, além de governos, já investiram nos últimos dois meses US$ 50 bilhões em programas dentro da iniciativa Energia Sustentável para Todos. O anúncio foi feito no Riocentro, onde acontecem as plenárias dos chefes de Estado para analisar o documento da Rio+20.
Ele disse ainda que mais de 50 governos da África, da Ásia e da América Latina assumiram compromissos para desenvolver projetos de energia sustentável.
“Queremos acesso universal à energia até 2030”, disse, explicando ainda que o programa prevê um aumento de eficiência em energia de 2% ao ano e que de 20% a 30% da energia usada venha de fontes renováveis.
O primeiro-ministro de Barbados, Freundel Stuart, um dos líderes do movimento Energia Sustentável para Todos, ressaltou que energia sustentável é questão de sobrevivência para pequenos países insulares.
“Da mesma maneira com que o clima ameaça a biodiversidade dos países, o custo da energia ameaça o futuro dessas populações. Gastamos mais na importação de petróleo que em educação e saúde”, disse. (Fonte: G1)