O vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Nick Clegg, afirmou em discurso na Rio+20 que os governos não vão conseguir sozinhos mudar o modelo econômico tradicional para um “verde”, um dos objetivos da conferência. “Precisamos envolver as empresas, o governo não pode trabalhar sozinho. Por isso é tão importante que o Rio reconheça o papel das empresas.”
Clegg discursou na noite desta quinta-feira (21), segundo dia do Segmento de Alto Nível da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O vice-premiê afirma que a cúpula deve deixar claro quais são os objetivos de sustentabilidade e focá-los em energia e água. “Os governos precisam mostrar sua liderança.”
O britânico afirma ainda que o crescimento sustentável é importante não apenas para a natureza, mas para melhorar os próprios padrões de vida da população. Clegg pediu ainda atenção aos países mais pobres, já que são eles que mais dependem dos recursos naturais.
Sobre a Rio+20 – Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento ingressou quarta-feira na etapa definitiva e mais importante. Até amanhã, ocorre no Riocentro o Segmento de Alto Nível da Rio+20, com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas. (Fonte: Portal Terra)