Numa mesma tarde, Rio Grande do Sul tem sol, calor, chuva e vento forte

Chuva, vento, sol e calor. O tempo nesta sexta-feira teve muitas das variáveis que costumam caracterizar o clima mutável do Rio Grande do Sul. Pelo segundo dia consecutivo, a temperatura passou dos 30°C. A máxima nesta sexta foi em Tramandaí, com 30,9°C. A mínima ficou em 9,7°C, em Vacaria, a mais alta do inverno.

Em Porto Alegre, a temperatura alcançou 30,5°C, a mais alta para o mês de junho na Capital desde os 31,5°C registrados no dia 8 de junho de 2006, segundo a Somar Meteorologia. A mínima foi de 16,4°C e a umidade relativa do ar desceu a apenas 38%, uma das mais baixas do dia.

Enquanto isso, Chuí, no extremo sul do Estado, acumulou 84,8 milímetros de chuva num período de 12 horas, entre 4h e 16h. O volume representa 72% da média de precipitações para o mês de junho e, conforme a Somar, é o maior que caiu na cidade desde 24 de fevereiro de 2011, quando choveu 109 mm.

Além disso, várias cidades registram fortes rajadas de vento nesta sexta-feira. Os ventos sopraram a 79,9 km/h, em Bagé, e chegaram a 63 km/h, em Soledade, e a 62 km/h, em São José dos Ausentes.

Na sexta à noite, a frente fria continua avançando pelo Estado e deve atingir a região de Santa Maria (onde a temperatura chegou a 29,4°C nesta sexta) durante a noite e a Região Metropolitana e a Metade Norte durante a madrugada. Deve chover no sábado de manhã nessas regiões, mas à tarde o tempo começa a melhorar e o domingo será de sol intenso.

Mesmo com a chuva, as temperaturas continuarão elevadas. No sábado, devem oscilar entre 11°C e 27°C, e no domingo, entre 12°C e 30°C. (Fonte: Zero Hora/RS)