Chuvas no semi-árido do Nordeste só retornam a partir de novembro

A seca no semi-árido do Nordeste está longe de acabar. Julho é um mês em que quase não chove na região. São registrados menos de 25 milímetros, o que é muito pouco, e as chuvas só retornam a partir de novembro.
Onde vai chover, e muito, desta terça-feira (17) até quarta-feira (18) é entre Santa Catarina e São Paulo. Em algumas cidades desses estados, o volume pode chegar a 100 milímetros. Isso é mais da metade da chuva prevista para o mês todo.

O motivo é uma grande área de instabilidade formada por fortes correntes de vento no alto da atmosfera. Os ventos fortes dentro de uma área vão levar a umidade para o alto, formando nuvens grandes, de tempestade.
Também pode chover forte na região Norte, mas de forma isolada, e do Rio de Janeiro até o litoral da Paraíba. Mas na maior parte do Brasil o tempo continua ensolarado e seco.

O frio no Centro-Sul deve durar a semana toda, e ele chega até a região Norte. Rio Branco amanhece com 14°C. Essa é a máxima prevista para Florianópolis. A temperatura não passa dos 22°C em Cuiabá e dos 23°C no Rio e em Vitória.

A Marinha alerta para a possibilidade de ressaca nesta terça-feira entre São Paulo e o Rio de Janeiro e da Bahia até a Paraíba. (Fonte: G1)