Cientistas descobrem vermes que invadem cérebro de cupins e aranhas

Cientistas ligados ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos identificaram espécies de vermes que invadem o cérebro de cupins.

A descoberta, dizem os pesquisadores, pode ajudar a combater os insetos, que são uma praga e causam prejuízos de US$ 1 bilhão por ano ao país.

O mais importante no verme Poikilolaimus, um tipo de nematóide, não é apenas ser invasor de cérebros de cupim, segundo os cientistas. O fundamental é que ele leva uma bactéria em associação simbiótica. O micróbio, quando em contato com o cupim, pode deixá-lo doente e até matá-lo.

O estudo foi publicado na edição de agosto da revista “Agricultural Research” (“Pesquisa Agrícola”, na tradução do inglês). O inseto, conhecido como cupim subterrâneo (da espécie Coptotermes formosanus, inexistente no Brasil), é originário da Ásia e destrói a madeira de construções, segundo os pesquisadores.

Aranhas – Outro verme descoberto, uma espécie do gênero Panagrellus, invade o cérebro de aranhas tarântulas, tornando-se parasitas, segundo o estudo.

O nematóide microscópico afeta as aranhas a partir da boca, abrindo caminho para a cabeça e devorando o cérebro do aracnídeo. O verme possivelmente existe em larvas de besouros que servem de alimento para a tarântula, segundo o estudo. (Fonte: Globo Natureza)