O período chuvoso começou em Manaus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente em novembro, as chuvas que atingiram a capital ultrapassaram a média de 173,8 milímetros, esperada para o penúltimo mês do ano. “Em menos de dois dias, choveu mais de cem milímetros. É o início do período chuvoso na região”, afirmou a chefe do Inmet na cidade, Lucia Gularte.
As chuvas fortes também podem vir acompanhadas de frentes frias causando friagem em alguns momentos. Segundo Lucia, o novo cenário climático é a sucessão do calor característico da região, mas não deve vir necessariamente acompanhado de baixas temperaturas. “A temperatura mais alta do ano, em Manaus, foi de 37 graus e no inverno, no dia sete de novembro. O tempo continuará abafado”, ressaltou.
As frentes frias começaram no Sul e Sudeste do país com destaque para o estado do Rio de Janeiro.
Na Região Amazônica, muitos estados estão sentindo a diferença nas temperaturas. Roraima é um dos principais territórios.
“Não para de chover em Roraima e são essas chuvas vindas de lá que são percebidas aqui em Manaus e alguns municípios, como Apuí, Novo Aripuanã, Borba, Carreiro e Autazes”, disse a meteorologista.
Ainda de acordo com Lucia Gularte, tempo aberto e com muito sol pode ser visto pelos manauenses, mas a prioridade será para nebulosidades e chuvas que podem atingir a cidade a qualquer hora, pelo menos, pelos próximos dez dias. (Fonte: Girlene Medeiros/ G1)