Ativistas ambientais vestidos com fantasias que representavam o atum, uma espécie de peixe, realizaram protesto nesta quinta-feira (29) em frente à embaixada dos Estados Unidos em Manila, nas Filipinas.
O grupo quis chamar a atenção dos países que participam de encontro da Comissão de Pesca do Pacífico Central e Ocidental, para que cheguem a um acordo sobre medidas de conservação e gestão da biodiversidade.
Este tipo de acordo pode adotar medidas para proteger o atum do Pacífico, um dos peixes mais procurados pelo mercado de pesca principalmente na Ásia. No Japão, sua carne é utilizada na produção de sushis e sashimis.
Segundo estudo publicado pela revista “Science” em 2011, cinco em cada oito tipos de atuns estão em situação grave de sobrevivência, sendo que três correm risco de desaparecer em todo planeta e outras duas espécies estão sob ameaça.
Devido à ocorrência de sobrepesca (retirada acima do que é permitido por órgãos ambientais) em algumas regiões, este tipo de peixe pode ser um dos primeiros a desaparecer. (Fonte: Globo Natureza)