O relatório Trapped, divulgado nesta quarta-feira (12) pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), apontou que milhares de animais marinhos – como focas, tartarugas e baleias – são impactados, anualmente, pela grande quantidade de lixo que é despejado pelo homem nos oceanos.
De acordo com a estimativa, entre 57 mil e 135 mil bichos marinhos sofrem todos os anos com os resíduos, que são em sua maioria cordas, redes, fitas adesivas e embalagens plásticas.
Os pássaros também são grandes vítimas. Uma das pesquisas realizadas pela WSPA constatou que 94% dos animais dessa ordem que vivem no Mar do Norte, entre as costas da Noruega e Dinamarca, possuem em média 34 pedaços de plástico em seu organismo, que foram ingeridos ao serem confundidos com comida.
O relatório ainda destaca os vários impactos que a grande quantidade de lixo jogado nos oceanos pode causar aos animais marinhos. As tartarugas, por exemplo, frequentemente ingerem sacos plásticos, pensando que se trata de algum alimento, o que pode levá-las a morte por sufocamento em questão de minutos. Já as baleias podem passar anos feridas, arrastando redes ou equipamentos de pesca em que se enroscaram e correndo o risco de morrer em consequência de infecções ou, mesmo, de inanição, por terem dificuldade de se alimentar. (Fonte: Débora Spitzcovsky/ Planeta Sustentável )