O Ministério Público Federal em Angra dos Reis instaurou um processo civil público para investigar a ocorrência de uma espécie invasora que está acabando com o coral em Angra dos Reis, no Rio. De acordo com o MPF, a espécie conhecida como coral sol foi introduzida na baía da Ilha Grande através de plataformas e sondas de petróleo e gás.
“Os coral das plataformas impregnadas têm sufocado o coral nativo da região, que está desaparecendo. A invasão do coral sol pode acabar com todos os recifes de corais brasileiros”, disse ao iG a procuradora da república em Angra dos Reis, Monique Cheker. A procuradora afirma que os potenciais pontos de introdução do coral sol na baía de Ilha Grande são o terminal da Petrobras (TEBIG) e o estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis.
A procuradora afirma que tanto Petrobras quanto o estaleiro já receberam o despacho de instauração de inquérito civil público e que o próximo passo é elaborar uma reunião pública para a “elaboração de uma proposta concreta para a extração do coral e para a instauração de medidas preventivas”.
Segundo o Ministério Público, a invasão está afetando diretamente Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Mangaratiba, Angra dos Reis e Parati. Monique Cheker explica que na década de 80 houve uma inserção no território brasileiro desta espécie, acredita-se, por plataforma e sondas na baía de Campos que depois foram levadas à região da baía de Ilha Grande. “É um problema sério, mas ninguém dá atenção porque ninguém vê”, disse. (Fonte: Portal iG)