O Grupo de Trabalho Sacolas Plásticas fará sua primeira reunião nesta quarta-feira (30), em Brasília. Seus integrantes terão seis meses, a partir desta data, para discutir ações que envolvam o consumo sustentável das sacolas plásticas, utilizadas para o transporte de compras de supermercados e em diversos outros setores do comércio. Durante a reunião, serão apresentados os membros do GT, discutido e aprovado o regimento interno e o calendário de atividades.
Segundo a gerente de Projetos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernanda Daltro, a medida pretende reduzir o impacto ao meio ambiente e criar novos hábitos na sociedade. “Uma alternativa é usar sacolas e carrinhos retornáveis, assim como separar o lixo doméstico, que reduz drasticamente a necessidade de sacos plásticos para o lixo”, sugere.
Diálogo – O GT Sacolas Plásticas foi instituído pela portaria do MMA nº 404, de 13 de dezembro de 2012, com o objetivo de estudar o consumo sustentável de sacolas plásticas e propor instruções normativas sobre o tema. Sua atuação envolve a promoção do diálogo entre as partes envolvidas, convidando as instituições ou pessoas com atuação relevante no assunto, além de discutir e aprovar propostas de ato normativo sobre a matéria.
O grupo tem como atribuições identificar as tecnologias disponíveis no Brasil e avaliar os seus reais impactos no meio ambiente, natural e urbano; analisar a possibilidade de criação de certificações para os diferentes tipos de sacolas plásticas descartáveis e reutilizáveis, com o intuito de orientar o consumidor; selecionar tópicos e conteúdos a serem abordados em campanhas de conscientização; discutir os padrões de consumo sustentável de sacolas plásticas descartáveis e o papel das sacolas reutilizáveis e identificar e avaliar instrumentos normativos e propostas em tramitação, no Brasil e no mundo, com a finalidade de obter subsídios para definir normas sobre o tema. (Fonte: MMA)