SESI apresenta nova metodologia de educação alimentar em Milão

O Cozinha Brasil é um programa do SESI voltado para a alimentação saudável, com baixo custo e aproveitamento integral dos alimentos. Em 2013, o programa vai ganhar uma nova metodologia: receitas e cursos de educação alimentar desenvolvidos para pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade.

A novidade será apresentada internacionalmente na feira de sustentabilidade e consumo consciente Fa’ la Cosa Giusta, que acontecerá em Milão, na Itália, entre os dias 15 e 17 de março. “Após a feira, em meados de julho, esse trabalho será replicado para todo o Brasil, a começar pelos trabalhadores da indústria”, explicou Ângela Peres, assessora técnica do Cozinha Brasil.

Os últimos detalhes e preparativos para a Feira foram acertados essa semana pelas nutricionistas do Cozinha Brasil de vários estados, que estiveram reunidas em Natal/RN para finalizar o conteúdo do programa, revisar as receitas e analisar como ele será replicado em todo o país. “Uma alimentação adequada traz inúmeros benefícios, tanto para um trabalhador da indústria, quanto para qualquer pessoa. Ela melhora a qualidade de vida, aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo”, destaca Cecília Lopes, coordenadora do Grupo de Trabalho do Cozinha Brasil para DCNT´s.

O objetivo do SESI é prevenir novos casos e ajudar no tratamento das DCNT´s. As oficinas do Cozinha Brasil incluirão orientações de nutricionistas, cartilhas com informações e receitas, além de certificado de participação. Após as oficinas, as pessoas vão poder degustar os produtos que foram elaborados. “Apesar de serem brasileiras, as receitas serão adaptadas aos produtos e aos costumes locais. Também vamos distribuir cartilhas com receitas e orientações sobre alimentação saudável em italiano”, afirma Ângela Peres.

Sabor e saúde no combate as doenças – As doenças crônicas não transmissíveis de maior incidência são hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto e triglicerídeos. Ângela Peres dá um exemplo do que pode ser usado por hipertensos. “Ensinamos nas oficinas sobre o sal de ervas, que tem menor teor de sódio e torna o alimento muito saboroso, devido às ervas”, conta.

Outro ingrediente interessante é o gersal, uma mistura de sal com gergelim. “O gergelim absorve parte do sódio, tornando a mistura menos prejudicial à saúde”. Peres lembra que todas as receitas que fazem parte da nova metodologia do Cozinha Brasil foram testadas por universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade da Terceira Idade do Amazonas e Universidade Federal do Tocantins.

Alimentação divertida e saudável – Durante o evento, os bambini das escolas públicas de Milão também vão aprender e se deliciar. A pedido da prefeitura da cidade, o SESI fará oficinas para o público infantil sobre os benefícios de uma alimentação saudável e como comer bem pode ser divertido. Além disso, a criançada aprenderá receitas gostosas e fáceis de preparar. (Fonte: Ascom Sesi)