O vulcão do Monte Etna e as Villas Médici da Itália estão entre os 19 locais acrescentados na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco, que reúne locais de “considerável valor universal”.
O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), reunido na capital cambojana de Phnom Penh para sua 37ª sessão anual, adicionou cinco locais naturais e 14 culturais na sua lista de tesouros globais no domingo (23).
O Monte Etna da Itália, o maior vulcão em atividade na Europa, o nevado Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão com 3.776 metros, e o Deserto do Namib, na Namíbia, estão na lista.
Assim como as Villas Médici da Renascença e os Jardins da Toscana, o Palácio Golestan de Teerã, os Hill Forts do Rajastão na Índia e as “tserkvas” (igrejas) de madeira dos Cárpatos da Polônia e Ucrânia.
Também na lista estão ruínas de uma fortaleza que já cercou Kaesong, a antiga capital da Coreia do Norte, agora um dos países mais fechados do mundo.
A Unesco inscreve anualmente locais na sua Lista de Patrimônios Mundiais em reconhecimento ao seu considerável valor universal para a humanidade e para encorajar os cidadãos e Estados a preservá-los para as gerações futuras. Um país também pode receber conselhos e apoio financeiro da Unesco para preservar um patrimônio mundial. (Fonte: G1)