O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, prometeu nesta terça-feira (25) em Argel, capital da Argélia, ser um “exterminador” a serviço do meio ambiente, principalmente por meio de sua ONG que acaba de se instalar no país africano.
“Nós podemos fazer melhor”, declarou durante uma coletiva de imprensa, referindo-se a poluição que mata 100 mil pessoas por ano nos Estados Unidos e milhões de pessoas em todo o mundo. “Acredito que vocês me viram em ‘O Exterminador do Futuro’, mas isso foi cinema; é igualmente importante na vida real que eu interprete o exterminador e acabe com os problemas ambientais”, disse o ator.
“Nós não devemos jogar nosso lixo no chão. Desta forma a gente não vai mais poder beber água da torneira”, acrescentou. “A água tornou-se mais cara do que o petróleo”, ressaltou.
Rejeitando qualquer divisão política na luta ambiental, ele ressaltou que “não há água liberal ou conservadora, e que bebemos a mesma água”, referindo-se às duas grandes tendências políticas dos Estados Unidos.
Depois de ser recebido pelo primeiro-ministro Abdelmalek Sellal, o ator deve viajar nesta tarde a Oran, a maior cidade do oeste da Argélia, para selar a adesão da cidade à ONG de proteção ambiental R20.
Militante republicano convicto, foi eleito em 2003 para um mandato de um ano para concluir o do governador Gray Davis, que foi destituído. Em seguida, ele foi reeleito duas vezes prometendo “fazer do mundo um lugar melhor do que o que herdamos”. (Fonte: G1)