Os Estados Unidos devolveram uma jarra de vinho e cinco artefatos de ouro para o Afeganistão nesta segunda-feira (9). Esta foi a quarta repatriação oficial de tesouros culturais roubados do Afeganistão, em oito anos.
O embaixador afegão em Washington, Eklil Hakimi, aceitou os objetos da Agência de Imigração e Alfândega durante uma cerimônia na embaixada afegã.
Funcionários da alfândega americana apreenderam os objetos em março de 2011 no aeroporto de Newark, em Nova Jersey, depois que investigadores descobriram que eles seriam destinados a um estabelecimento suspeito de negociar bens culturais saqueados.
O vaso romano foi produzido entre os séculos 5 e 8 d.C. Já os outros objetos incluem uma lâmina de apliques de ouro representando antílopes, que data do século 5 e dois ornamentos do século 17.
“Esses itens são tesouros nacionais que formam a identidade do país e distinguem o Afeganistão do resto do mundo”, diz Hakimi. Dede 2005, os Estados Unidos devolveram diversos objetos ao Afeganistão, desde artefatos arqueológicos do século 2 a.C. até um carregador de munição de rifle do século 19. (Fonte: G1)