Depois que uma professora denunciou uma ‘invasão’ de escorpiões no setor Aeroporto II, em Natividade, o biólogo Jorge Luiz explicou durante uma entrevista à TV Anhanguera sobre os cuidados que se deve ter com o animal. Segundo o biólogo os escorpiões gostam de locais escuros e ficam escondidos durante o dia, saindo a noite para caçar insetos. “O alimento dos escorpiões é barata, grilo, entre outros. Eles comem insetos, então se eles saem e não encontram comida, eles passam a sair mais vezes e é quando as pessoas notam a presença deles”.
Ainda de acordo com o biólogo existem mais de 500 espécies de escorpiões e as pessoas não devem se preocupar com a cor do animal. “Se a pessoa for picada por um escorpião, ela deve tomar alguns cuidados, mas tudo depende de cada pessoa. Tem umas que não vão ficar doentes, e outras vão apresentar um quadro de alergia. Só que a pessoa só vai saber [se tem alergia] se ela for picada”, explica Jorge Luiz que completa afirmando que o maior perigo são para os idosos e para as crianças, por causa da baixa imunidade do organismo.
O cupinzeiro é um dos locais preferidos para escorpiões, cobras, lacraias e aranhas se esconderem, disse o biólogo. Jorge Luiz também explicou que não se pode fazer dedetização como no caso da professora de Natividade. “Produto químico não vai resolver [o problema], não vai matar todos os escorpiões, pelo contrário, vai deixá-los irritados [o que pode ser perigoso]”. (Fonte: G1)