Cerca de 200 pessoas foram retiradas de uma Área de Proteção Ambiental (APP) no bairro Parque São Pedro, Zona Oeste de Manaus, neste domingo (29). Conforme o Batalhão de Policiamento Ambiental, a ocupação é ilegal e está localizada nas ruas Bagdá e Buriti, nas proximidades de um ‘rip rap’ do bairro. Três pessoas foram detidas.
A retirada ocorreu após o Batalhão Ambiental receber uma denúncia anônima. O cabo Cartinei Dias disse ao G1 que ocorreram duas advertências aos supostos invasores antes da retirada, apoiada por policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e Ronda no Bairro. “Muitas crianças e adultos estavam no local, todos ocupando a área nas proximidades do igarapé”, afirmou.
Algumas árvores, conforme cabo Cartinei, haviam sido cortadas e os populares já teriam iniciado a construção de barracos de madeira com a matéria-prima da vegetação. “Orientamos que eles não permanecessem no local, porque era área de proteção ambiental. Buscamos apoio e eles foram obrigados a sair”, disse. Não houve violência, segundo o policial. Picaretas e enxadas foram apreendidas.
O cabo Cartinei Dias informou ainda que três homens, considerados líderes da invasão, foram detidos por destruir ou danificar a floresta considerada de preservação permanente, prevista no artigo 38 da lei 9.605 (lei de crimes ambientais). Um dos detidos também deve responder por desobediência à autoridade policial.
O caso foi registrado no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para onde os homens foram encaminhados. Eles devem assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), respondendo ao crime em liberdade. (Fonte: G1)