Um terremoto de magnitude 5,7 pontos na escala Richter foi sentido na parte oriental do Japão na madrugada de terça-feira (segunda no Brasil). O tremor não causou vítimas, informou o serviço geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
O terremoto foi registrado às 04:10 (horário local) a Leste da Costa em Honshu, situada a 25 quilômetros da cidade de Toba e a 37 quilômetros de Ise. O epicentro ocorreu em terra a 332 quilômetros de profundidade. Não há relatos iniciais de estragos.
O Japão está no chamado “Anel de Fogo”, uma série de falhas sísmicas em torno do Oceano Pacífico, onde ocorre uma frequente atividade sísmica e vulcânica.
Mais de 18 mil pessoas morreram em março de 2011, quando um terremoto de magnitude 9 foi seguido de um tsunami que varreu a Costa Nordeste japonesa, no que foi o pior desastre do Japão depois da 2ª Guerra Mundial.
Os sistemas de arrefecimento da Central Nuclear de Fukushima ficaram fora de serviço, o que conduziu à fusão dos reatores e forçou dezenas de milhares de pessoas a fugir. Na semana passada, outro tremor de magnitude 5,5, com o epicentro no mar a 59 quilômetros de profundidade, também foi sentido na parte Leste do Japão e fez tremer edifícios em Tóquio. (Fonte: Agência Brasil)