Ban Ki-moon diz na COP 19 que está aflito com falta de ação sobre o clima

O secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon declarou nesta terça-feira (19) que está muito preocupado com a resposta da comunidade internacional para conter o aquecimento global, que considera insuficiente.

“Estou muito preocupado, pois nossas ações são ainda insuficientes para limitar a alta da temperatura global sob os abaixo dos 2 graus em relação aos níveis pré-industriais”, declarou o chefe da ONU ante os delegados de mais de 190 países reunidos para a conferência anual da ONU sobre a mudança climática.

“Mas também tenho esperanças porque vejo (…) avanços em vários campos para conseguir um futuro com menos carbono lançado na atmosfera”, acrescentou.

Referindo-se ao acordo esperado para 2015 em Paris, que deverá comprometer os grandes poluidores para que reduzam suas emissões de gases de efeito estufa, Ban considerou que é “existe um caminho muito inclinado a escalar”.

“Os compromissos tomados atualmente pelos diferentes países são simplesmente insuficientes”, destacou. “É necessário buscar um objetivo mais elevado”, disse ainda.

Negociações entram no alto nível – As negociações internacionais sobre o clima devem se acelerar a partir desta terça-feira (19) com a chegada dos ministros dos países participantes.

A quatro dias do encerramento oficial da 19ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 19), várias questões centrais continuam criando obstáculos, principalmente sobre a ajuda financeira prometida pelos países ricos aos em desenvolvimento.

Se não houver avanços em Varsóvia, “esperamos que os governos sejam capazes de adotar uma decisão que permita progressos sobre as etapas, a estrutura e a lógica desse acordo”, declarou na segunda-feira (18) a secretária-executiva para o clima na ONU, Christiana Figueres. (Fonte: G1)