Um incêndio atingiu 48.000 hectares, incluindo uma reserva natural ao pé de Sierra de la Ventana, a 570 km a sudoeste de Buenos Aires, mas conseguiu ser controlado neste sábado, informou um chefe de Bombeiros regional.
“Depois de uma semana de trabalho árduo, o fogo está controlado”, disse o chefe de Bombeiros, Martín Haag, em declarações ao canal Todo Noticias.
O fogo afetou 48.000 hectares em uma área de pastagens, incluindo grande parte dos 6.700 hectares do Parque Ernesto Tornquist, em Sierra de la Ventana, uma reserva natural da província de Buenos Aires.
“Foram características extremas, com altas temperaturas, mais a seca e ventos que giram e aumentam em velocidade”, contou o porta-voz ao explicar que “o incêndio ganhou rápida proporção” em meio à onda de calor histórica em grande parte do país.
Trabalharam para apagá-lo 35 equipes de bombeiros, 250 bombeiros, 40 infantes da Armada (marinha de guerra) e 25 guardas florestais, além de dois aviões hidrantes e dois helicópteros, informaram as autoridades.
“A prioridade é controlar esta situação definitivamente e depois passar à etapa de assistência onde tenha que reforçar e recuperar o patrimônio perdido”, disse o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, que sobrevoou este sábado a região afetada. (Fonte: Terra)