As Nações Unidas nomearam nesta sexta-feira o ex-prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, enviado especial para as cidades e as mudanças climáticas.
O bilionário da mídia ajudará o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “a promover vontade política e mobilizar a ação entre cidades como parte de sua estratégia de longo prazo para os esforços avançados sobre as mudanças climáticas”, destacou a ONU em um comunicado.
Ban está organizando uma grande conferência climática em 23 de setembro, em Nova York, e tem emitido alertas sobre o impacto das temperaturas em elevação.
Bloomberg deixou o cargo de prefeito de Nova York em 1º de janeiro, depois de 12 anos, período durante o qual introduziu um plano para reduzir as emissões da cidade em 30% até 2030.
Durante seu mandato, a cidade ganhou táxis híbridos e vários quilômetros de ciclovias.
Bloomberg já chefia o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, uma rede de grandes cidades ao redor do mundo, que atua para reduzir os gases de efeito estufa. O grupo vai se encontrar na semana que vem em Johannesburgo.
A nomeação de Bloomberg foi imediatamente saudada pelo presidente do Banco Mundial Jim Yong Kim como um “grande impulso” aos esforços para combater as mudanças climáticas.
Kim disse que construir cidades de baixo de carbono será crucial para os esforços destinados a conter o aquecimento global.
“O enviado especial da ONU para cidades e mudanças climáticas precisa ser um visionário que pressione para que sejam alcançadas metas ambiciosas o mais rapidamente possível”, disse Kim.
Ban tem outros dois enviados climáticos: o ex-presidente de Gana, John Kufuor, e o ex-primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg. (Fonte: UOL)