O calor segue forte no sudeste do Brasil, após o mês de janeiro ter quebrado recordes Nesta segunda-feira (3), o Rio de Janeiro teve a maior temperatura do ano, com máxima de 40,6°C. Já São Paulo amanheceu quente. A menor temperatura durante a madrugada foi de 24,6 ºC, a mais alta desde outubro de 2012.
Janeiro foi o mês mais quente em São Paulo desde que as medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começaram, em 1943. Para o Rio de Janeiro, o mês foi o mais quente em 30 anos.
No Rio, o recorde anterior para o ano era de 40,3°C, no dia três de janeiro. O valor observado hoje na cidade é 10°C acima da média para o mês. A maior temperatura já registrada na cidade maravilhosa até hoje foi de 43,7°C, no dia 26 de dezembro de 2012. O tempo seco fez os termômetros subirem em outros municípios do Estado, a máxima foi de 37°C em Xerém-RJ, 35°C em Cambuci-RJ e de 30°C em Teresópolis-RJ.
Já São Paulo teve a maior temperatura do ano no sábado (1º), com 35,8ºC. A temperatura mínima nesta madrugada foi de 24,6 ºC, na estação do Mirante de Santana em São Paulo. Desde fevereiro de 1998, com 25,3 ºC, não tínhamos registro de madrugada tão quente para este mês. O ano de 2012 teve madrugadas quentes na primavera, setembro com 25,7ºC e outubro com 24,9ºC.
Sábado foi o dia mais quente do ano na capital paulista e o mais quente já registrado em fevereiro desde 1943, quando começaram as medições do Inmet.
Previsão – O sol ainda predomina e o calor continua intenso nos próximos dias. O tempo segue a influência de um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens suficientes. A massa de ar seco e quente continua atuando nos próximos dias, com as condições anormais de falta de chuva no verão.
Haverá a persistência do calor e de dias secos, com valores de umidade relativa do ar inferiores a 20% (caracterizando estado de alerta). Poderão ocorrer pancadas de chuva isoladas, entre o meio e final de tarde, no Estado de São Paulo.
No Rio, nesta terça-feira (4) fará sol e calor na maior parte do dia e não há previsão para chuvas. As temperaturas seguem bastante elevadas, na capital fluminense o tempo continuará firme e as temperaturas deverão variar entre 19°C e máxima de 38°C. (Fonte: UOL)