Curitiba, capital do Paraná e referência mundial em projetos ambientais, apresentou nesta quarta-feira 13 veículos elétricos que serão usados pela guarda municipal e outros órgãos da prefeitura, em uma iniciativa para reduzir as emissões poluentes.
A iniciativa, a primeira deste tipo no país, transforma Curitiba na cidade com mais carros elétricos para o serviço público no Brasil.
O projeto “Curitiba Eco-Elétrico” conta com a parceria do fabricante francês Renault, que cedeu dez dos veículos, e da central hidrelétrica de Itaipu que doou três microônibus.
A iniciativa também prevê a instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos e a assinatura de um acordo entre a prefeitura, o fabricante francês e a hidrelétrica para desenvolver tecnologias de mobilidade elétrica.
Para o prefeito, Gustavo Fruet, o projeto representa “o desenvolvimento de tecnologia em Curitiba; trabalhar com emissão zero; cumprir metas ambientais e aproveitar essa tecnologia principalmente na mobilidade”.
Fruet acrescentou, em declarações aos jornalistas, que a introdução destes carros quer contribuir para “uma mudança de comportamento da sociedade, que é um processo permanente”.
Segundo o prefeito, essa mudança se consegue “com a utilização de energias alternativas e com estacionamentos para bicicletas”.
O diretor-geral de Itaipu no Brasil, Jorge Samek, disse à agência Efe que a energia elétrica “é mais limpa, mais eficiente, e muito mais barata em comparação com a empregada nos carros, como a gasolina”.
Samek também se referiu ao carro elétrico como “o depósito compulsório perfeito entre a necessidade de dar emprego as pessoas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”.
O responsável da hidrelétrica disse que Curitiba “é uma cidade referência em planejamento urbano, em mobilidade e em preservação ambiental”, o que, para ele, “fecha perfeitamente o círculo”.
Itaipu pesquisa sobre essa tecnologia desde 2006 e desenvolveu até agora 80 protótipos de veículos com motor cem por cento elétrico.
Curitiba, considerada pela ONU como modelo em planejamento urbano e projetos ecológicos, foi o berço do sistema de transportes com ônibus articulados por vias exclusivas, atualmente utilizado em cidades como Rio de Janeiro, Santiago e Bogotá. (Fonte: Terra)