Graças a seus esforços rumo ao desenvolvimento sustentável, Belo Horizonte foi eleita Capital Nacional da Hora do Planeta, projeto global do WWF.
A eleição foi realizada por júri internacional da iniciativa Hora do Planeta: Desafio das Cidades, em parceria com o Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). Segundo parecer técnico, Belo Horizonte foi escolhida por ter estratégia de baixo carbono integrada e por “demonstrar grande liderança local em ações climáticas dentro de uma economia emergente”.
Em seu terceiro ano, a iniciativa elegeu capitais de 13 países (África do Sul, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Índia, Indonésia, Itália, México, Noruega e Suécia) em reconhecimento ao trabalho rumo à sustentabilidade. O Desafio avaliou investimentos na reestruturação de matrizes energéticas para fontes limpas, em busca de práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
A Capital Global da Hora do Planeta será eleita no dia 27/03, em Vancouver. Na ocasião, representantes do governo de Belo Horizonte estarão presentes.
Em âmbito nacional, a capital mineira concorreu com Rio de Janeiro e São Paulo, também finalistas do Desafio. Foi a primeira vez que o Brasil participou da votação. Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Betim (MG) e Sorocaba (SP) também se inscreveram.
A Hora do Planeta acontece todos os anos, em diversos países, para conscientizar a sociedade sobre o aquecimento global. Promovido no Brasil pelo sexto ano consecutivo no Brasil, o evento convida todas as pessoas a apagarem as luzes no dia 29/03, entre 20h30 e 21h30. (Fonte: Planeta Sustentável)