Câncer de mama é foco de pesquisa em Uberlândia

O Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (NUPPEC) do Hospital do Câncer de Uberlândia realiza uma pesquisa para tornar mais fácil o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer de mama. Com estimativa de duração de dois anos, a pesquisa acompanha a evolução de proteínas produzidas pelo organismo, que podem ser indicadores da doença.

O estudo é realizado no laboratório do Instituto de Ciência Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e já conta com 26 voluntárias. Três grupos são pesquisados: mulheres saudáveis, mulheres com câncer em estágio inicial detectado e mulheres em estágio de metástase. As voluntárias contribuem doando sangue, que é analisado posteriormente pelos pesquisadores. No total, esperam contar com 90 voluntárias.

Thaísa Galicioli, psicóloga e voluntária do Hospital do Câncer de Uberlândia, participa da pesquisa e conta que fica feliz em ajudar uma causa tão importante. “O estudo trabalha com prevenção. Então, se eu vou ter a chance de utilizar esses instrumentos para prevenir, é uma coisa maravilhosa”, disse.

Rogério Araújo, cancerologista clínico, explica que a atitude dos pesquisadores é importante para o combate à doença. “É um estudo extremamente trabalhoso. Se o resultado for positivo, será mais uma ferramenta para o arsenal terapêutico contra o câncer”, afirma.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 57 mil novos casos desse tipo de câncer sejam detectados neste ano no Brasil. (Fonte: G1)