A Austrália anunciou nesta segunda-feira que investirá centenas de milhões de dólares em um novo navio quebra-gelo para impulsionar sua reivindicação de grandes áreas da Antártica e substituir uma embarcação que está ficando ultrapassada.
O ministro australiano do Meio Ambiente, Greg Hunt, disse que duas empresas sediadas na Europa foram selecionadas para construir o navio, o que seria o maior investimento único da história da pesquisa e logística da Austrália no continente branco.
“Será um investimento de centenas e centenas de milhões de dólares”, declarou a jornalistas em Hobart, acrescentando que não faria mais comentários sobre os custos, devido a um processo de concorrência que está em andamento.
“Deverá ser entregue em 2019”, continuou.
Hunt disse que o atual quebra-gelo da Austrália, o Aurora Australis, estava ficando obsoleto e que seu substituto ficaria fundeado em Hobart, no sul da ilha da Tasmânia, em uma tentativa de transformar a cidade em uma porta de saída para a Antártica.
“É fundamental, segundo a legislação internacional, que a Austrália mantenha uma presença ativa na Antártica de forma a manter nossas reivindicações”, disse.
“Nós temos cerca de 42% da massa territorial da Antártica cobertos por reivindicações australianas e abandonar isso seria um ato profundamente irresponsável para com as futuras gerações”, prosseguiu.
Vários países têm reivindicações territoriais na Antártica, vista como uma futura fonte potencial de enormes reservas minerais, embora o Tratado Antártico, firmado em 1959, dedique o continente gelado à ciência. O documento proíbe a mineração ali até 2048.
O novo quebra-gelo será capaz de realizar pesquisas no fundo do mar do Oceano Austral e experiências sobre o gelo marinho, assim como abastecer com combustível e carga as estações australianas na Antártica.
Sua característica principal será a capacidade de quebrar 1,68 metro de gelo enquanto mantém a velocidade de três nós.
Lançado em 1989, o Aurora Australis tem um limite de 1,23 metros e enfrentou dificuldades para quebrar gelo mais espesso nas últimas temporadas.
O novo quebra-gelo também terá capacidade de carga de pelo menos 1.200 toneladas, contra as 890 toneladas do Aurora Australis.
“Será objeto de inveja do mundo antártico, então como consequência disso, outros países estão querendo trabalhar com a Austrália”, disse Hunt.
“O que queremos ver em Hobart é convidar, seja a China, a Índia ou a Coreia do Sul, seja o Japão, a Itália ou a França, a se basearem aqui, de forma que Hobart seja o centro logístico”, prosseguiu.
A Austrália tem três estações antárticas e uma subantártica e mantém uma ligação aérea entre Hobart e a pista de pouso no gelo de Wilkins, perto da estação australiana Casey, fora do Círculo Antártico.
Espera-se que Canberra anuncie, ainda este ano, uma estratégia de longo prazo para a presença da Austrália no continente gelado. (Fonte: UOL)