Um estudo japonês garante que os cães e lobos se comunicam entre eles por meio de olhares. Segundo os pesquisadores, o formato dos olhos, a cor da íris e as marcas faciais caninas fazem parte de um sistema de comunicação complexo demais para o entendimento do ser humano. As informações são do Daily Mail.
De acordo com a publicação, o estudo foi liderado pelo professor Sayoko Ueda, do Instituto de Tecnologia de Tóquio e da Universidade de Kyoto.
As espécies de cães e lobos analisadas foram classificadas em três grupos: os mais caçadores, os mais sociáveis e os mais introspectivos. Os caçadores possuem olhares marcantes e intensos. Os sociáveis, um olhar amigável, em formato arredondado. Os introspectivos possuem olhos camuflados com o resto do rosto.
Além disso, foi percebido que os cães domésticos realizam contato visual com os humanos muito mais vezes que os lobos, por exemplo.
Isso pode sugerir que os cães acreditam que os humanos são seres sociáveis e confiáveis. Enquanto isso, os lobos não confiam em humanos e não acreditam que seja possível uma comunicação conosco por meio de olhares. (Fonte: Terra)