A vazão das águas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, caiu para 373 mil litros por segundo na manhã desta terça-feira (12), 73% a menos do nível registrado no final de semana, 1,4 milhão de litros por segundo. A média da vazão das cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.
O baixo nível da vazão não interferiu no funcionamento do do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), e ainda está acima do recorde negativo do parque, registrado em 1944, de 126 mil litros por segundo.
A queda do fluxo de água é motivada pela fata de chuvas ao longo do rio Iguaçu, que corta o Paraná, e o represamento das águas do rio em reservatórios de usinas de energia elétrica.
Segundo informações da empresa que cuida do parque, a Cataratas do Iguaçu S.A., o nível da água já voltou a subir no fim da manhã de terça-feira.
A maior vazão já registrada pelas cataratas do Iguaçu aconteceu no dia 9 de julho deste ano. O recorde registrado foi de 46 milhões de litros de água por segundo, 123 vezes o nível da vazão registrada na manhã de terça-feira. (Fonte: UOL)