O Rio de Janeiro viveu nesta segunda-feira (13), quando ainda faltam pouco mais de dois meses para o começo do verão, o dia mais quente deste ano, com os termômetros registrando 41,6°C na Vila Militar, na zona oeste da cidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor desta segunda-feira superou a marca máxima anterior, registrada em 10 de fevereiro, quando os termômetros chegaram a 41,4°C em Santa Cruz, também na zona oeste.
O calor dos últimos dias indica que o próximo verão pode ser mais quente que o de 2014, quando as temperaturas, com uma média de 36,2°C, foram as mais elevadas no Rio nos últimos 30 anos.
As temperaturas do último verão só não superaram as da mesma estação em 1984, quando os termômetros marcaram a média 36,3°C.
Segundo o Inmet, a temperatura mais elevada já registrada no Brasil, exatamente no Rio de Janeiro, foram os 43,2°C medidos em 14 de janeiro de 1984.
A elevação da temperatura antecipou o ambiente de verão na cidade, cujas principais praias se encheram de banhistas em plena segunda-feira. (Fonte: Terra)