Um incêndio de grandes proporções destruiu uma área de cinco hectares de mata preservada no interior de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A área atingida fica próxima ao distrito de Nestor Gomes. De acordo com o corpo de Bombeiros, o fogo teria começado na última segunda-feira (26). Até a tarde desta sexta-feira (30), equipes ainda não haviam conseguido controlar as chamas.
Segundo os bombeiros, o motivo do incêndio teria sido um curto-circuito na rede elétrica provocado por macacos que tentaram atravessar a mata pelos fios de alta tensão que passam próximo a área afetada. As chamas acabaram se espalhando rapidamente. Como o local atingido é de difícil acesso, o trabalho das equipes foi dificultado.
As chamas também atingiram um pasto e destruiu instalações de água para consumo humano e irrigação. Além dos bombeiros, produtores rurais e outros moradores da região ajudam nos trabalhos de combate. Atualmente, o estado passa por uma situação crítica, enfrentando a pior seca dos últimos 40 anos, o que pode ter contribuído para o aumento de focos de incêndio. (Fonte: G1)