A Agência Nacional de Águas (ANA), renovou a redução da vazão mínima do Rio Paraíba do Sul na Estação de Santa Cecília, no Norte Fluminense. A decisão foi tomada devido ao grande período de estiagem. Em uma situação normal de chuvas, a vazão seria de 190 metros cúbicos por segundo, mas devido a estiagem de quase três meses, a vazão do rio está, nesta terça-feira (3) em 140 metros cúbicos.
A redução deve continuar assim até o dia 28 deste mês. De acordo com especialistas, essa redução afeta diretamente o interior do estado, já que um menor volume de água chega a região Norte e Noroeste.
Segundo Carlos Augusto Mendonça, Técnico em Agrometeorologia pela UENF, a explicação científica para a escassez de chuva é a massa de ar seco que cobre a região sudeste. “A massa impede a entrada de frentes frias, o que acarreta uma queda nos níveis da chuva”, explica. Ele também ressalta a imporatância da economia. “O índice de chuva em janeiro foi 0% e isso é bastante grave e afeta diretamente a agricultura. Fica o alerta de que as autoridades e população devem se prevenir contra esses extremos climáticos”, ele finaliza. (Fonte: G1)