A produção paranaense de grãos durante as três safras plantadas no ano agrícola 2014/15 deve crescer cerca de 2% em relação à safra anterior. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A previsão é de que sejam colhidos entre 36,5 e 37 milhões de toneladas de grãos.
O resultado, no entanto, poderá ser alterado pelo comportamento do clima e por problemas de logística, como a greve dos caminhoneiros que afeta diretamente o setor, de acordo com a secretaria.
A primeira estimativa de produção para o trigo, que ainda será plantado este ano no Paraná, segundo o Deral, é de uma produção 8% maior que o ano passado, em torno de 4,1 milhões de toneladas. Caso os números sejam confirmados, esta será a maior safra de trigo dos últimos tempos, apesar da diminuição da área plantada.
O mesmo deve acontecer com milho e o feijão da segunda safra 2014/15, que estão registrando reduções das áreas de plantio. Mesmo assim, espera-se uma safra maior em função dos índices de produtividade das lavouras que estão se elevando, em função do alto nível de tecnologia adotado no Paraná, de acordo com o Deral. (Fonte: G1)