Cada vez mais as pessoas chegam à conclusão que é preciso se conscientizar sobre o combate à dengue. Já são mais de 15 mortes na região noroeste paulista, entre confirmados e suspeitos, desde o começo do ano. Pesquisas do Centro de Saúde apontam que 90% dos focos do mosquito em Araçatuba (SP) estão dentro das residências.
A chefe do Centro de Zoonoses Edna Vargas explica que as larvas podem se proliferar dentro e fora de casa. “Temos encontrado foco nos vasos de planta, nos pratos das plantas, na gaveta externa da geladeira e até mesmo na laje que podem acumular água durante as chuvas e são locais propício para a proliferação do mosquito”, explica Edna.
Banheiros sem utilização frequente acabam virando criadouro do mosquito. “Quem possuir um banheiro a mais no quintal e sem utilização frequente, deve tampar o vaso sanitário e ralos para que não haja proliferação. Para eliminar é simples, basta uma pequena vistoria diária nos locais que acumulam água e utilizar os produtos alternativos, como a água sanitária” orienta a chefe do Zoonoses.
Algumas cidades da região noroeste paulista possuem cacos de vidro sob os muros, uma forma de proteção ainda utilizada pelos moradores. Mas é preciso atenção para eliminar os focos concentrados neste lugar. “Há muito tempo esse problema era maior, hoje com o uso de cerca elétrica o risco é menor, mas ainda existe e merece cuidado dos moradores, é preciso observar se ele não criou uma pequena poça d’água”, diz Edna. (Fonte: G1)