O Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros de Rio Branco, saiu da cota de transbordo, que é de 13 metros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira (5), o nível apontou 12,32 metros. Porém, as sete famílias atingidas pela cheia devem permanecer no Aluguel Social até o dia 5 de abril.
“As famílias não podem voltar, se voltarem, é por conta própria. Esse período de cheia deve durar ainda por 30 dias. Não há uma cota específica, é o período. Estamos em um inverno rigoroso que vai até abril e há possibilidade de a água subir novamente. Temos que evitar retirar essas famílias. Elas só vão voltar quando a data for segura”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, coronel Marcelo Araújo.
Ainda de acordo com os bombeiros, a energia dos cinco bairros atingidos pela cheia deve ser restabelecida quando o nível chegar abaixo de 12 metros. Em fevereiro, o Rio Juruá transbordou e atingiu sete famílias, equivalente a 28 pessoas, que foram amparadas pelo Aluguel Social. Os moradores dos bairros Boca do Môa, Várzea, Miritizal, Olivença e Lagoa foram os mais atingidos. (Fonte: G1)