Mais de 300 famílias do município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, foram atingidas pela cheia da Bacia do Rio Paraguai, sendo que 165 ficam em quatro comunidades locais, 120 em aldeias indígenas, 25 em áreas ribeirinhas e 25 na região urbana. As chuvas deixaram comunidades inteiras ilhadas e comunidades ribeirinhas em risco por conta das cheias dos rios. Estradas vicinais também ficaram inundadas.
O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, secretários municipais e a Defesa Civil do estado, reuniram-se na tarde de sábado (7) para tratar das ações emergenciais no município. Existe a possibilidade de que seja decretada situação de emergência . Porém, segundo a Defesa Civil, para que a situação seja reconhecida é preciso que seja relatada à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, pertencente ao Ministério da Integração.
De acordo com a Defesa Civil, já foram iniciados os iniciaram os trabalhos com os gestores locais para que os documentos sejam levados a Brasília. Uma equipe da Defesa Civil também está atendendo os atingidos. Foram entregues 50 colchões e 50 filtros para a população.
De acordo com a Secretaria de Cidades do estado (Secid), equipes estaduais trabalham no mapeamento das áreas de risco em Mato Grosso. (Fonte: G1)