O nível do Rio Itapetininga, em Itapetininga (SP), passa dos 4,3 metros em alguns trechos com as últimas chuvas. A água chegou até a invadir alguns ranchos nas proximidades. Em dois meses, o nível do rio aumentou mais de 3 metros, quando em janeiro atingiu 60 centímetros no Bairro Porto Velho.
Segundo o ambientalista Fernando Rosa, o aumento no índice pluviométrico é um dos mais altos das últimas décadas. “Isso significa que o rio está praticamente bem em termos de recursos hídricos. Ela sofreu ao longo do ano passado até janeiro deste ano com a crise de chuva, e desde então conseguiu recuperar e superar metas difíceis de alcançar”, afirma.
A extensão do rio é de 183 quilômetros. Ele abastece 42 mil casas em Itapetininga. Nele já foram catalogadas 26 espécies de peixes, 16 de animais silvestres e mais de 180 aves. Ele começa nos municípios de Pilar do Sul (SP) e Sarapuí (SP) e termina em Campina do Monte Alegre (SP) com a junção do Rio Paranapanema.
Apesar do volume alto do rio, o ambientalista Fernando alerta sobre a necessidade de manter os cuidados com o meio ambiente. “É muito importante que as pessoas tenham em mente que não é porque, no estágio em que estamos, com a superação da anormalidade, não é que o estado dos recursos hídricos estejam perfeitos. Temos muito ainda a fazer, principalmente preservando as cabeceiras de nascentes e afluentes”, orienta. (Fonte: G1)