O sistema imunológico está sempre lutando contra os vírus e bactérias. Entretanto, se por algum motivo o sistema se enfraquece, as brechas aparecem e fica fácil para o inimigo se instalar. E quando você fica doente? Quando está estressado? O Bem Estar desta sexta-feira (29) mostra que existe sim uma relação entre o estresse e a imunidade. Participaram do programa a infectologista Rosana Richtmann e o psicobiólogo Ricardo Monezi.
Quando a pessoa se estressa, as glândulas suprarrenais produzem vários hormônios, principalmente o cortisol. Se o estresse continuar, o corpo entra na fase de exaustão. O cortisol deixa as células de defesa mais lentas e menos reativas, o que afeta a produção de anticorpos. Quando o estresse diminui, o cortisol volta ao normal. Mas quando o cortisol está abaixo do nível normal, ele também pode desequilibrar o sistema de defesa e facilitar o surgimento de inflamações, alergias e doenças autoimunes.
O estresse pode interferir na defesa imunológica e nessas horas muitas doenças podem atacar. As doenças virais são as mais frequentes: herpes, amidalite, estomatite, problemas na pele, gripe, problemas nas vias áreas (sinusite, rinite, bronquite, asma) e conjuntivite. Elas são um alerta. Essas infecções aparecem quando a imunidade está baixa.
E como fortalecer o sistema imunológico? Os médicos explicam: tenha uma vida mais saudável. Comer bem, repor vitaminas, comer fontes de proteína, praticar exercícios e não se privar do sono ajudam e muito para manter a imunidade. Se você estiver doente, precisa repousar para o sistema imune não gastar energia a toa e focar no combate à infecção. (Fonte: G1)