A agência espacial russa, a Roscosmos, já trabalha na preparação da decolagem do foguete Progress-M do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
O cargueiro foi levantado na plataforma de lançamento nesta quarta-feira (1º) e deve decolar na próxima sexta-feira (3). Ele vai transportar suprimentos para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O reforço acontece depois que o foguete não tripulado Falcon 9, da SpaceX, empresa contratada pela agência espacial americana, a Nasa, explodiu no último fim de semana durante o lançamento, incinerando todos a carga destinada à ISS. Ele levava a bordo a cápsula Dragon.
De acordo com a Nasa, os propulsores do primeiro estágio deveriam ser desligados 159 segundos depois do lançamento, quando a espaçonave já estaria viajando a 10 vezes a velocidade do som. A explosão ocorreu a uma altitude de 44 km.
Além de comida e experimentos, a cápsula Dragon levaria peças para um futuro ponto de acoplamento de voos comerciais na Estação Espacial. As 2 últimas tentativas de mandar suprimentos aos astronautas da estação falharam. A SpaceX pretende lançar sua primeira missão tripulada em 2017. (Fonte: G1)