Após forte explosão, México esvazia comunidade próxima a vulcão

Moradores da pequena comunidade de Yerbabuena foram retirados de suas casas nesta sexta-feira (10) após uma forte explosão no Vulcão de Colima, no oeste do México, informou a Defesa Civil.

Os moradores de Yerbabuena, que fica nos limites dos estados de Colima e Jalisco, foram levados ao povoado de Becerrera, a 3 km de distância, para evitar que fossem afetados pelas cinzas do vulcão.

“Devido à atividade do Vulcão de Colima, a Defesa Civil determinou a evacuação preventiva de 19 pessoas da comunidade de Yerbabuena”, disse através do Twitter o coordenador nacional de Defesa Civil do México, Luis Felipe Puente.

A forte explosão foi registrada por volta das 20h40 locais (22h40 em Brasília) e chegou provocar a saída de lava.

A Defesa Civil de Colima disse que há queda de cinza vulcânica e que o alerta está mantido após a atividade registrada no vulcão nos últimos dias.

“Muito provavelmente ele vai expulsar o material que está próximo ao cume. Mas não vemos elementos que impliquem uma mudança no cenário de perigo”, disse Francisco Núñez Cornú, professor da Universidade de Guadalajara e integrante do comitê de cientistas que monitora o vulcão.

A atividade registrada até então se encontra no nível dois ou três do que os especialistas chamam de “Índice de Explosividade do Vulcão”, explicou Cornú. Para gerar riscos às pessoas, as explosões teriam que ultrapassar o nível quatro, algo que ocorreu pela última vez em 1950.

Com 3.820 metros de altitude, o Vulcão de Colima é considerado como um dos mais ativos do México junto com o Popocatéptl, no centro do país. (Fonte: G1)