A China anunciou nesta quinta-feira (23) o lançamento de um satélite de pesquisa, que vai realizar vários experimentos para estudar os efeitos biológicos da microgravidade no espaço, para o primeiro semestre de 2016.
Este satélite, chamado SJ-10, é o segundo dos cinco que fazem parte de um projeto espacial chinês que conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) e da Agência Aeroespacial Japonesa, informou a “Xinhua”, a agência de notícias oficial da China.
Concretamente, o SJ-10 tem como objetivo realizar 19 experimentos em seis campos: física dos fluidos na microgravidade, combustão na microgravidade, estudo dos materiais espaciais, efeitos da radiação espacial, efeitos biológicos da microgravidade e técnicas de biologia espacial.
O primeiro satélite deste projeto de pesquisa, que deve ser lançado antes do final de 2015, se dedicará à análise das partículas da matéria escura.
Dentro deste programa, também haverá outro satélite que estudará a ciência quântica no espaço e um telescópio para observar buracos negros, que serão lançados nos próximos dois anos.
Além disso, técnicos chineses começaram nesta quinta-feira a montar aquele que será o maior radiotelescópio do mundo quando estiver terminado e que se encontra em um vale na província de Guizhou, no sul do país.
Esta instalação, que começou a ser construída em 2011, contará com um perímetro de 1,6 quilômetros e um refletor de 500 metros de diâmetro formado por 4.450 painéis, que o transformarão no maior telescópio deste tipo do planeta. (Fonte: Terra)